Unidades de saúde oferecem ações especiais no Mês da Mulher

08/03/2024 08:50

Março é voltado às mulheres nas unidades de saúde de Porto Alegre, com ações especiais de prevenção de doenças e promoção de uma vida mais saudável. As atividades incluem encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino –, exercícios, conversas e orientações.

Nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, serão realizadas atividades especiais nas unidades Santa Marta, Bananeiras, Beco do Adelar, Paulo Viário, Campos do Cristal, Vila Nova Ipanema, Nossa Senhora de Belém e nas Clínicas da Família Tristeza e Diretor Pestana. A Unidade de Saúde Santa Marta oferece alongamento, relaxamento, reiki e coleta de exames. Já a Clínica da Família Tristeza terá ação sobre o histórico e a importância da data para o avanço dos direitos das mulheres. Também será abordado o tema da violência contra as mulheres, intensificando orientações de saúde.

A programação é desenvolvida ao longo do mês em todas as unidades de saúde, voltada às comunidades atendidas em cada local, conforme o endereço de moradia. A assessora técnica da área na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Rosa Vilarino, destaca a importância do cuidado e dá um recado às mulheres. “É importante procurar as unidades de saúde para fazer o acompanhamento regular, com acesso a vacinas recomendadas, exames preventivos e ações de bem-estar”, diz.

Confira as primeiras atividades:

Sexta-feira, 8:
US Santa Marta - das 8h às 17h: alongamento, relaxamento, coleta de exames citopatológicos, auriculoterapia e reiki.
US Bananeiras - (de 8 a 15 de março) sala de espera sobre saúde da mulher, com ênfase na prevenção (citopatológico, mamografia e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis).
Clínica da Família Tristeza - ação especial em sala de espera sobre o histórico e a importância da data para o avanço dos direitos das mulheres. Também será abordado o tema da violência contra as mulheres, intensificando orientações de saúde.
US Beco do Adelar - das 9h às 10h: palestra sobre saúde da mulher com grupo de yoga e meditação.
Paulo Viário - atividades voltadas à autoestima, unhas e maquiagem, frases de empoderamento e convite para realização de citopatológico e encaminhamento para mamografia.
US Vila Nova Ipanema - sala de espera com abordagem aos exames de rotina, mamografia, coleta de citopatológico, faixas etárias de rastreamento, sexualidade, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. Avaliação de enfermagem (demanda espontânea). No dia 8, ocorre palestra sobre saúde da mulher na Escola Estadual Matias de Albuquerque.
US Campos do Cristal - sala de espera com abordagem aos exames de rotina, mamografia, coleta de citopatológico, faixas etárias de rastreamento, sexualidade e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, autocuidado e saúde mental. Avaliação de enfermagem (demanda espontânea).
CF Diretor Pestana - às 15h30: atividade no Salão Paroquial São Miguel Arcanjo (rua Padre Diogo Feijó, 657) com o tema saúde da mulher e sexualidade.
US Nossa Senhora de Belém - às 9h: roda de conversa sobre coleta de citopatológico, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, encaminhamento de mamografia, inserção de DIU e terapias alternativas.

Sábado, 9:
US São Gabriel - das 9h às 18h: coleta de exame citopatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, consultas médicas e odontológicas agendadas, testes rápidos, sessões de aromaterapia em grupo e salas de espera acerca de temas relacionados à saúde da mulher.
US Nossa Senhora das Graças - das 9h às 18h: coleta de exame citopatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, consultas médicas e odontológicas agendadas, testes rápidos e salas de espera sobre temas relacionados à saúde da mulher.

Confira os endereços na lista de postos de saúde.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes