Unidades abertas no fim de semana registram 460 consultas

14/08/2023 11:12
Carolina Zeni/SMS/PMPA
SMS
Ações lembraram o Agosto Dourado na US Aparício Borges

Equipes das unidades de saúde que atenderam a população da Capital durante o fim de semana realizaram 460 consultas, sendo 283 médicas e 177 de enfermagem. Foram aplicadas 65 vacinas: 41 contra a Covid-19 e 24 para imunização da gripe (Influenza), com a retirada de 510 medicamentos. Seis unidades de saúde atenderam ao público no sábado, 12, e três no domingo, 13.

Conforme a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vânia Frantz, a abertura desses locais no período de inverno é importante para dar suporte aos prontos atendimentos. “É natural uma redução na procura por vacinação, mas, ainda assim, entendemos a necessidade de mantermos a retaguarda na oferta de consultas e medicamentos”, avalia.

A abertura de postos aos finais de semana integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A ideia é ampliar o acesso, especialmente para pessoas com sintomas respiratórios e para quem ainda não recebeu doses de vacinas recomendadas, reduzindo a pressão sobre serviços de urgência e emergência.

Outras atividades - Especialmente no sábado, 12, outras duas unidades de saúde abriram para atividades com a comunidade. Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a US Aparício Borges contou com palestra ministrada pela enfermeira obstetra Lorraine Farias sobre parto e amamentação. Mamães e gestantes participaram da atividade que contou, ainda, com bolo, música e alto astral com a moradora da comunidade, dona Tânia Silvano de Abreu. No repertório, clássicos de Alcione e Adoniran Barbosa.

Já a US Rincão contou com atividades do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, realizando exames citopatológicos. Enquanto aguardava o atendimento, a auxiliar de limpeza Jaqueline Vieira, 47 anos, aproveitou para participar de práticas integrativas, como a auriculoterapia, com a educadora física Débora Arregui Risch. "Pra mim, que trabalho a semana toda, poder vir no posto no sábado ajuda bastante. O atendimento melhorou muito", avalia.

Vanessa Conte e Carolina Zeni

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes