Tecnologia da saúde de Porto Alegre será utilizada em todo Estado

22/11/2019 18:34
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Sistema já opera em toda rede hospitalar da Capital
A prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado assinaram nesta sexta-feira, 21, o convênio para utilização do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), que permite o acompanhamento de leitos disponíveis em tempo real e fornece a atualização das solicitações de internação em caráter de urgência ou eletivas. O sistema da prefeitura, desenvolvido pela Procempa, já é utilizado no município desde janeiro do ano passado.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que com este e outros sistemas de gestão já foi possível melhorar os índices da saúde na Capital. “É muito difícil fazer saúde em uma cidade do tamanho de Porto Alegre em tempos de escassez, mas com a ajuda da tecnologia e uma boa gestão, conseguimos reduzir em 40% o número de pessoas nas filas por consultas com especialista, aumentamos os leitos e abrimos um novo hospital. Temos postos com horário de atendimento ampliado, que fazem três mil atendimentos a mais neste turno. A inovação na máquina pública precisa servir de exemplo”, diz Marchezan.
 
Com o sistema é possível acompanhar o paciente desde a solicitação de internação na rede hospitalar, evolução do caso, transferência e alta através de plataforma web unificada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) monitora 100% dos leitos hospitalares pelo Sistema Único de Saúde , o que permite acompanhar toda a movimentação do paciente, da internação à alta, operando de forma integrada aos hospitais. Este é o mesmo sistema que será utilizado a partir de agora pelo governo do Estado, como destaca o governador Eduardo Leite. “A tecnologia está presente na vida das pessoas e não pode o poder público ainda estar na era analógica. Com esta parceria vamos garantir a regulação de leitos”, destaca.
 
O sistema municipal mostra uma ampliação de 115% no registro de internações, de 73 mil em 2017 para 158 mil no ano seguinte. Pela primeira vez é possível estabelecer a métrica de internações hospitalares, explica o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer. “75% dos pacientes obtiveram autorização de acesso ao hospital em menos de 24 horas da solicitação, 12% entre 24 e 48 horas e apenas 13% aguardaram mais de 48 horas”, conta. 
 
Inovação - O Gerint faz parte do Sistema de Informações para o Complexo Regulador, desenvolvido pela prefeitura, por intermédio da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e da SMS. A Capital  pode ser considerada referência em qualidade, equidade, inovação e transparência nas ações e estratégias de regulação do acesso à assistência e transição do cuidado.
 
A iniciativa já recebeu os prêmios Smart Cities - Cidades Inteligentes: categoria Inovação em Saúde, Experiências Exitosas no SUS: temática Inovação e Informatização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Melhor Experiência na Temática Regulação do SUS no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

Elisandra Borba e Neemias Freitas

Fabiana Kloeckner