Sistema eletrônico de atendimento em serviços de saúde é implantado na Capital

11/09/2023 17:13
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Telões já estão em operação no CS Santa Marta e Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde dá mais um passo na informatização e modernização dos serviços de saúde com a implantação do sistema eletrônico para gerenciar filas e fluxos de atendimento. Os telões, programados em tecnologia de código aberto e sem custos de licenciamento, já estão em operação no Centro de Saúde Santa Marta e no laboratório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs).

A projeção das equipes de tecnologia da informação é que até o final deste ano a instalação dos equipamentos ocorra em serviços com maior volume de usuários atendidos por dia. Todas as Unidades de Saúde devem ser equipadas até 2024. “O sistema auxilia na organização dos pacientes na medida em que são utilizados recursos visuais e sonoros para o encaminhamento de atendimentos diários como vacinação, escuta, consultas e procedimentos”, destaca a diretora da Atenção Primária, Vânia Frantz.

A otimização dos acolhimentos já vem acontecendo no CS Santa Marta e no Pacs. “Essa gestão é responsável por garantir que as solicitações sejam processadas da forma mais rápida e eficiente, sem prejudicar a qualidade do atendimento”, avalia a coordenadora da região Oeste, Deise Réus. “É um mecanismo de transparência entre os profissionais e pacientes atendidos, mensurando números de pacientes atendidos e tempo de espera”, complementa a diretora do Pacs, Catia Stein.

Os próximos a receberem a tecnologia, ainda em setembro, são o Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) e o Centro de Saúde Modelo.

Carolina Zeni

Gilmar Martins

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