Seminário marca 20 anos de centro de atenção psicossocial infantojuvenil

25/11/2022 16:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Evento reuniu profissionais que atuam na rede intersetorial do município

A história de 20 anos do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I) Casa Harmonia, que integra a rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi destaque em seminário nesta sexta-feira, 25. O evento ocorreu à tarde, na Faculdade de Educação da UFRGS, com momento cultural, debates e vídeo comemorativo.

A programação contou com a participação do grupo Nau da Liberdade e apresentação da equipe sobre o trabalho desenvolvido no serviço, que acompanha cerca de 120 crianças e adolescentes de zero a 18 anos com sofrimento psíquico grave ou moderado, cada um com projeto terapêutico singular. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Grupo Nau da Liberdade interpretou canções durante a programação

Entre os temas em pauta, foram abordados os desafios e possibilidades da saúde mental infantojuvenil construída em redes, atualidades e perspectivas. Integraram o seminário representantes da rede intersetorial de Porto Alegre e profissionais da saúde, além dos palestrantes Ricardo Lugon Arantes, médico psiquiatra da infância e adolescência, e Bruna Lidia Taño, terapeuta ocupacional. A coordenadora da área de Saúde Mental da SMS, Cristiane Stracke, acompanhou a programação.

Caps I Casa Harmonia – a atuação dos profissionais é feita a partir de atendimentos individuais, em grupos e oficinas. Faz parte do plano terapêutico o acompanhamento com pais, mães, avós e responsáveis. “A ideia é resgatar a relação das crianças e adolescentes com a vida social, a família, amigos e escola”, diz a psicóloga e coordenadora Flavia Darski. Além disso, os profissionais dão suporte e articulam as intervenções de maneira intersetorial com escolas, espaços de assistência social, de acolhimento institucional e conselho tutelar. 

A equipe é interdisciplinar, composta por duas psicólogas, duas psiquiatras, pediatra, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, enfermeiros, técnicos de enfermagem, monitores e equipe de apoio. Também conta com a atuação de estagiários e alunos residentes em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Unisinos. 

O espaço recebe encaminhamento das unidades de saúde e atende as regiões Centro, Sul Centro-Sul e Restinga Extremo-Sul da Capital. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Loureiro da Silva, 1995. É o único da cidade mantido pela prefeitura. 
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes