Seminário debate saúde mental e modo de vida dos povos indígenas

15/12/2022 16:15
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontro reúne cerca de cem participantes, entre profissionais, estudantes e comunidade

Da saúde mental e atenção psicossocial ao bem-viver é a temática de seminário de saúde indígena realizado nesta quinta-feira, 15, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Iniciado pela manhã, o encontro reúne cerca de cem participantes até as 17h30, em auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

“A saúde da população indígena possui especificidades que precisam ser conhecidas e respeitadas para que o atendimento seja realmente efetivo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, durante a abertura do evento, que conta com exposição de artesanato e apresentações culturais Mbyá-Guarani e Kaingang. 

Conforme a assistente social Angélica Domingos, da etnia Kaingang, a saúde mental não pode ser descolada do contexto sociohistórico em que vivem as populações indígenas. “São necessárias políticas públicas concretas e efetivas que possam garantir o território e a sobrevivência dessas comunidades”, destacou. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Lideranças indígenas integraram a mesa de debates do seminário

O encontro trouxe o relato da experiência de agentes indígenas de saúde, com a participação dos caciques kaingang Odirlei Fidelis e Volmir Vergueiro, e conversa com o cacique Cirilo Morinico sobre as especificidades culturais dos Mbyá-Guarani. Também foram destacadas as experiências de estudantes indígenas universitárias e de equipes de saúde indígena.

Cultura e saúde - O evento teve espaço de exposição de artesanato das etnias presentes, pois as especificidades culturais são importantes na questão do cuidado, incluindo o entendimento de que a medicina tradicional indígena considera doença e saúde como parte de um sistema cosmológico no qual diversos fatores interagem no processo de cura. 

Conforme os organizadores do evento, o artesanato tem funções ritualísticas, terapêuticas, de preservação da cultura, circulação de conhecimento, afirmação de território e de promoção da saúde, além de ser garantia de renda às populações indígenas das diferentes etnias.

Porto Alegre é o único município do Estado que possui uma equipe multidisciplinar de saúde voltada especialmente a esse público. O seminário teve a parceria da UFCSPA e do Conselho de Missão entre Povos Indígenas. A atividade é uma iniciativa da Coordenação de Políticas Públicas em Saúde da SMS.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes