Semana destaca importância do uso racional de medicamentos

07/05/2025 13:42
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Seminário reúne profissionais das unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promove e participa de ações durante a semana pelo uso racional de medicamentos. Nesta quarta-feira, 7, ocorre capacitação para profissionais das unidades de saúde, no auditório do Centro de Saúde IAPI, das 8h30 às 17h, com diferentes temas.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, acompanhou o início da programação da manhã. Conforme o gestor, 150 milhões de brasileiros buscam atendimento médico anualmente e 86% deles saem com uma prescrição. No entanto, apenas 40% seguem o tratamento corretamente. “Os outros 60% enfrentam complicações que geram custos humanos e financeiros de R$ 60 bilhões ao ano, gastos com as consequências do uso inadequado de medicamentos — valor equivalente a 30% do orçamento anual do Ministério da Saúdeâ€, enfatizou.

Segundo Ritter, a solução passa por fortalecer a Atenção Primária e o acesso a exames para diagnósticos precisos, integrar equipes multiprofissionais, com papel estratégico do farmacêutico no monitoramento terapêutico, e promover o uso seguro de medicamentos, incluindo fitoterápicos.

Na sequência da programação da semana, nesta quinta-feira, 8, haverá conversa com a comunidade ao longo do dia, das 9h às 17h, nos centros de saúde Modelo e IAPI, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), além de curso presencial voltado aos profissionais, no auditório do Centro de Saúde IAPI.

A Semana do Uso Racional de Medicamentos é estabelecida no Estado entre os dias 5 e 11 de maio, com base na Lei 14.627/14. A ideia é investir na conscientização dos profissionais de saúde e da população gaúcha sobre o adequado uso de medicamentos e o potencial risco de automedicações e intoxicações.

1º Seminário de Uso Racional de Medicamentos
Auditório do Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90)
Dias 6 e 7, das 8h30 às 17h, programação temática:

- Acesso a medicamentos especiais no SUS, com a experiência do Centro Logístico de Medicamentos Especiais e como solicitar de forma correta.
- Medicamentos potencialmente perigosos para idosos, com discussão de estratégias para promover o uso racional e seguro.
- Fitoterapia no SUS: uso seguro e racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

Conecta – Curso presencial (em parceria com CRF/RS)
Auditório do Centro de Saúde IAPI
Dia 8, às 9h e 13h30, programação temática:

- Medicamentos em excesso é sinal de alerta: o que fazer no atendimento?
- Você é o primeiro socorro: suporte à vida nos serviços farmacêuticos

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins