Semana destaca importância da Enfermagem na atenção primária

08/05/2023 15:03
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Início das atividades ocorreu no Centro de Saúde IAPI

A Semana da Enfermagem teve início na manhã desta segunda-feira, 8, com a abertura das atividades no Centro de Saúde IAPI. Com o tema Reconhecer, valorizar e potencializar, a programação vai até sexta-feira, 12, envolvendo as quatro regiões de saúde da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, esteve no local para acompanhar as primeiras atividades. “Ao cumprimentar os profissionais, quero destacar o papel da Enfermagem prestando esse serviço tão importante para a atenção primária, seguindo o protagonismo da inglesa Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna”, afirmou o gestor. 

Atividades em salas de vacina, educação em dor, terapia nutricional, desenvolvimento infantil e biossegurança estão entre os temas em pauta. “O foco são assuntos pertinentes à área, incluindo doenças sexualmente transmissíveis, com a abordagem do papel da enfermagem tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento dos pacientes”, lembrou a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.

Comunicação não violenta, dengue, tuberculose, saúde do idoso, autoestima e violência doméstica também serão abordados, além de assuntos como acolhimento, inteligência emocional, saúde mental e vida saudável. Veja a programação completa. 

“Precisamos qualificar o diagnóstico na identificação de tuberculose, por exemplo, que é um dos agravos bastante sensíveis da APS”, completou Caroline. Os temas que integram as capacitações foram indicados pelos próprios enfermeiros. 

“Entendemos que a programação vem potencializar as ações das equipes que estão na linha de frente, pois acreditamos que profissionais capacitados qualificam o atendimento aos usuários, nosso maior objetivo”, comentou o responsável técnico de enfermagem da APS, Leonardo Rodrigues.

As inscrições seguem abertas para profissionais que atuam em unidades de saúde e acadêmicos, no site do evento. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ainda serão realizadas atividades no Hospital de Pronto Socorro, de 16 a 18 de maio, e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, dias 18 a 23. Entre os objetivos da semana está a valorização da Enfermagem, contemplando todas as categorias. As atividades marcam o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado sexta-feira, 12, e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, em 20 de maio. 

Locais das palestras
Auditório IAPI - rua Três de Abril, 90 - Passo d'Areia
Auditório do Centro de Saúde Murialdo - avenida Bento Gonçalves, 3722 – Partenon
Faculdade Anhanguera Polo Zona Sul, prédio 2, sala 19 - avenida Cavalhada 4890 – Cavalhada
Auditório Centro de Saúde Vila dos Comerciários - avenida Moab Caldas, 400 - Santa Tereza

 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes