Saúde recebe treinamento de técnica que acalma bebês na vacinação

17/08/2021 08:46
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mãe de Christopher, de cinco meses, usou a técnica da mamalgesia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta terça-feira, 17, treinamentos de mamanalgesia - técnica que consiste no ato de amamentar no momento em que o bebê é vacinado - para as equipes que atuam em salas de vacinas na Capital. A capacitação será realizada de forma on-line para técnicos em enfermagem e enfermeiros de 47 unidades de saúde.

As atividades ocorrem em parceria com a professora Alessandra Vaccari, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fazem parte do Agosto Dourado, que tem como objetivo enfatizar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. De acordo com a assessora técnica de amamentação, alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Annelise Barreto Krause, o procedimento ajuda a reduzir a dor e o estresse do bebê durante as injeções. “O leite humano possui substâncias que geram sensação de prazer, impactando na diminuição da dor durante e após o procedimento e,  inclusive, melhora na absorção das vacinas. Isso ocorre, também, pelo fato que o próprio ato de amamentar, a sucção e o toque, liberam substâncias analgésicas no bebê, como a endorfina", explica.

A SMS pretende capacitar 130 profissionais até o fim do mês de agosto e tem o objetivo de ampliar a iniciativa para todas as unidades ainda este ano. Algumas, como a Mato Sampaio, já realizaram a capacitação. “Nosso objetivo com o treinamento é fortalecer a técnica e a importância do atendimento humanizado para a mãe e o seu bebê no momento da vacinação”, destaca a gerente da unidade, Kelly Cristina Silva de Carvalho.

Durante o treinamento no local, a mãe Grazielle de Ávila Medeiros chegou para vacinar o seu bebê Christopher, de cinco meses, contra a meningite. Com o apoio das equipes, praticou a mamanalgesia pela primeira vez: “Achei essa ideia genial. Meu filho costuma chorar bastante na hora da vacina. Desta vez, foi bem mais tranquilo”, relata.

Ainda que seja uma prática com poucas mudanças na rotina, é importante que tanto o profissional quanto a mãe estejam seguros para o procedimento. 

Confira o passo a passo da mamanalgesia:

1. Segure firme o bebê

2. Verifique se ele está bem próximo do seu corpo, em contato pele a pele, e sugando efetivamente

3. Para que tenha maior efeito, a amamentação deve ser iniciada 2 a 5 minutos antes da aplicação da injeção

4. Continue amamentando enquanto a injeção é aplicada.

Luize Baini

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes