Saúde realiza capacitação sobre alimentos para empreendedores do Cais Embarcadero

01/02/2023 14:04

Vinte e nove representantes das 30 operações de gastronomia do Cais Embarcadero participaram, na manhã desta quarta-feira, 1º, de capacitação sobre alimento seguro promovida pela Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Eles receberam orientações sobre as cinco chaves para produção de alimentos seguros: higiene do ambiente e do manipulador, controle de temperatura, procedência dos produtos e armazenamento e acondicionamento.  

De acordo com a chefe da EVA, Nayara Poleto, a intenção foi oferecer informações necessárias para a garantia de produção de alimentos com qualidade, minimizando, com a adoção das medidas preconizadas, risco de DTA – Doenças Transmitidas por Alimentos – no público que frequenta o local. Nayara destacou que, via de regra, um surto se caracteriza quando duas ou mais pessoas passam mal após ingerir alimentos de um mesmo local, no mesmo momento, com sintomas e período de incubação similares. Surtos de DTA devem ser notificados à Equipe de Vigilância de Alimentos, o que pode ser feito por meio de qualquer canal de comunicação, incluindo telefone, WhatsApp, e-mail, 156 e mesmo pessoalmente.

Um dos pontos de destaque no encontro foi abordado em relação à higiene do ambiente e o controle de pragas. Nayara explicou que esse controle de vetores e roedores, como insetos, baratas e ratos, deve ser feito de forma integrada. O controle químico deve ser feito por empresa de controle de pragas especializada. Já o controle mecânico deve ser garantido pelos empreendedores. “É muito importante garantir os três A – acesso, abrigo e atrativo. Isso se faz com instalação de barreiras, como portas e telas, e correto armazenamento de insumos e descarte de resíduos, entre outras medidas”, enfatizou a chefe da EVA. 

Capacitação - Juan Moro, diretor do Cais Embarcadero, destacou a importância da capacitação para o empreendimento. "Este é um local diferenciado, que exige cuidados em relação ao ambiente e, também, à gastronomia”, disse. Ele lembrou que os operadores dos serviços de alimentação variam desde empreendedores inexperientes até aqueles com vasta experiência no setor, que já têm outros pontos na cidade.

WhatsApp – A EVA lançou neste mês o atendimento por um número de WhatsApp, o (51) 3289-2441. Este é mais um canal de comunicação da equipe com a população. Por ele (e pelo e-mail alimentos@portoalegre.rs.gov.br), é possível tirar dúvidas e registrar qualquer sintoma após a ingestão de alimentos. As denúncias de suspeita de DTA serão recebidas e analisadas em relação à necessidade de registro de protocolo. Denúncias gerais continuam tendo o canal exclusivo via serviço 156.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes