Saúde promove ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose neste sábado

19/03/2022 08:04
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Serão realizadas orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce

Vinte e quatro de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Por essa razão, até o final do mês, o Programa Municipal de Controle à Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove uma série de atividades de orientação e acesso ao tratamento da doença. A primeira ação acontece neste sábado, 19, das 9h às 12h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz, no bairro São José. 

O evento, aberto ao público, tem o objetivo de orientar a comunidade sobre prevenção, diagnóstico precoce e a importância da continuidade no tratamento da enfermidade. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose da Coordenadoria da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Cristina Bettin Waechter, para evitar que o tratamento seja interrompido é fundamental que a assistência social e a saúde atuem em conjunto. “É preciso união para aumentarmos as chances de cura das populações vulnerabilizadas, em especial a população em situação de rua”, destaca. O tratamento está disponível nas unidades de saúde e dura no mínimo seis meses. 

Conforme a Organização Mundial da Saúde, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo. Em 2018, dez milhões de pessoas adoeceram e 1,5 milhão de pessoas perderam a vida pela doença. “Estima-se que um quarto da população mundial está infectada com o bacilo da tuberculose. Essas pessoas não estão doentes ou contagiosas; no entanto, correm um risco maior de desenvolver a doença, especialmente aquelas que têm um sistema imunológico enfraquecido”, acrescenta Cristina. Por essa razão, no sábado, além das orientações à população, serão realizados testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis e rastreamento de sintomáticos respiratórios com coleta de escarro.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo cobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Ela afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. Os principais sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre baixa, suor noturno e emagrecimento. 

Programação:

Sábado, 19, das 9 às 12h: Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz (Rua Santa Teresa Vl, Av. Comunitária, 541- bairro São José)

Terça, 22:

-das 9 às 11h: Centro POP 1 (av. João Pessoa, 2.384, bairro Santana) e US Modelo (av. Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana)

-14h: Palestra: Tuberculose e populações vulneráveis em tempos de pandemia
Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, com deficiência e diversidades
Local: Câmara Municipal de Porto Alegre
Apresentação das ações integradas SUS e Suas

Quinta, 24:

-das 9 às 11h: 

Centro POP 2 (rua Gaspar Martins, 114, Floresta) e US Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico)
Centro POP 3 (av. França, 496, Navegantes) e US Navegantes (av. Pres. Franklin Roosevelt, 55, Navegantes)

- Turno da tarde:
Plenária do Conselho Estadual de Saúde do RS
Tema: Recursos, implantação de normativas e políticas e execução das ações em tuberculose
Local: Virtual 

Quarta, 30:

-10h: Lançamento da 5ª edição do livro “Tuberculose na Atenção Primária”, organizado pela Gerência de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
Local: Auditório Jahyr Boeira de Almeida, Centro Administrativo do GHC

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes