Saúde oferta exames na Semana da Juventude

12/08/2021 08:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS através da área de IST/Aids, em ação do Projeto "Fique Sabendo Jovem" na EE Mariz e Barros. Bairro Mario Quintana.
Será disponibilizada testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) a jovens a partir de 12 anos

A Secretaria Municipal de Saúde estará com o ônibus Fique Sabendo Jovem estacionado no Centro de Referência da Juventude, na Vila Bom Jesus, Zona Leste da Capital, nesta quinta-feira, 12, das 9h às 16h. A atividade faz parte da programação da Semana Municipal da Juventude.

Será disponibilizada testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) a jovens a partir de 12 anos, além da distribuição de preservativos e materiais educativos.

“O município possui alto índice de infecção pelo HIV e mortalidade por Aids. Além disso, a incidência de sífilis em jovens de 13 a 19 anos e adultos jovens também teve um aumento exponencial nos últimos dez anos. É importante refletir e criar intervenções com a população jovem, que está em pleno desenvolvimento e iniciando a vida sexual”, ressalta a coordenadora de Atenção à Tuberculose, IST, HIV-Aids e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck.

Além das ações de prevenção às ISTs, a Secretaria Municipal de Saúde também é parceira da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude na realização de um “drive bike” de vacinação contra a Covid-19, com acesso de jovens de bicicleta, skate e roller na orla do Guaíba, em 21 de agosto, das 9h às 17h. Confira aqui a programação completa do evento. 

Troféu Jovem Com Responsabilidade Cidadã - Com o tema Quem Vacina Não Vacila, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude promove um concurso para conscientizar sobre a importância da vacinação entre os jovens de Porto Alegre. Para concorrer, é preciso gravar um vídeo vertical sobre o tema com duração entre 30 e 45 segundos. O material deverá ser enviado para o e-mail juventudepoa2021@gmail.com até as 18h desta sexta-feira, 13. Os vídeos serão divulgados na página @juventudepoa no Instagram. O vídeo que tiver o maior número de compartilhamentos e curtidas ganhará o Troféu Jovem Com Responsabilidade Cidadã. Para participar, é preciso ter até 29 anos. Cada participante poderá enviar apenas um vídeo. É necessário que, no final do vídeo, seja mencionado o nome da campanha Quem Vacina Não Vacila.

Confira a programação do Ônibus Fique Sabendo da SMS na Semana Municipal da Juventude:

12/08 9h-16h: Centro da Juventude Bom Jesus (rua Marta Costa Franzen, 101 - Jardim do Salso)

13/08 9h-16h: Centro de Juventude Rubem Berta (Área 9 - Vida Centro Humanístico - av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sarandi)

16/08 9h-16h: Escola Estadual Gomes Carneiro (Praça Paulo De Aragão Bozano/ s.n. - Vila Ipiranga)

17/08 9h-16h: Centro de Juventude Lomba do Pinheiro (Estr. João de Oliveira Remião, 4444)

18/08 9h-16h: Centro de Juventude Restinga (av. Economista Nilo Wuff, 914 - Restinga)

21/08 9h-16h: Orla do Guaíba

 

Luize Baini

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes