Saúde oferece vacinação contra a Covid-19 e testagem neste feriado

02/02/2022 07:59
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Vacinação infantil será realizada no Centro de Saúde IAPI

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 no feriado de Navegantes, 2, em duas unidades de saúde, das 9h às 16h: Moab Caldas e Assis Brasil. Já a vacinação contra a Covid-19, para pessoas acima de 12 anos, estará disponível no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. A vacinação infantil será oferecida no Centro de Saúde IAPI para todas as crianças a partir de seis anos, e também crianças indígenas, quilombolas, autistas, com comorbidade, imunossupressão ou deficiência a partir de cinco anos. 

Testagem - Os testes estarão disponíveis para quem apresenta ao menos dois sintomas de Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica nos próprios locais. 
Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno mas que seguirem com sintomas poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes.

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante. 

Vacinação - No Shopping João Pessoa, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose, além da dose de reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida no local para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. 

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech até 9 de dezembro (oito semanas) e Coronavac/Butantan para vacinados até 3 de janeiro (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. 

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante até 3 de outubro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda dose até 3 de janeiro (28 dias). Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 3 de dezembro (dois meses). Para receber a terceira dose ou dose de reforço da Janssen, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. 

A quarta dose estará disponível para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 3 de outubro (quatro meses). Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacina infantil - A vacina pediátrica contra a Covid-19 estará disponível no Centro de Saúde IAPI, das 9h às 16h. 

Coronavac/Butantan será ministrada para crianças de seis a onze anos, exceto para imunocomprometidas (crianças imunocomprometidas e com cinco anos não podem receber a Coronavac) 

A Pfizer/BioNtech é restrita para as crianças de cinco a onze anos imunocomprometidas.  
Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança e comprovante da condição de saúde (no caso de comorbidade, deficiência ou imunossupressão). Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

Na quinta, 3, também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 nas 132 unidades de saúde (confira os endereços aqui), no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado na rua Sarmento Leite, 425, das 9h às 17h, na unidade móvel, que estará na Vila Dique (rua Severo Dullius,165), das 9h às 16h. E ainda, nas tendas anexas localizadas na Unidade de Saúde Tristeza e na Clínica da Família Álvaro Difini. O horário é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. 
 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes