Saúde leva testes em ação voltada à população em situação de rua
Ampliar a testagem e o tratamento da hepatite C está entre os objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o programa Teste e Trate, desenvolvido em Porto Alegre. Na manhã deste sábado, 29, a equipe da Coordenação de Infecções Sexualmente TransmissÃveis e Tuberculose (Caist) esteve na ação Prato Feito das Ruas, na avenida João Pessoa, voltada a fornecer alimentação a pessoas em situação de rua.
Além dos testes para diagnóstico de hepatite C, foram realizados exames de sÃfilis, hepatite B e HIV, aconselhamento e coleta de sangue. O tratamento é disponibilizado a todos com resultado positivo para quaisquer infecções.
A hepatite C é conhecida por ser uma doença silenciosa, com sintomas que se manifestam tardiamente. Por esse motivo, muitas pessoas não sabem do contágio.
A doença pode provocar complicações no fÃgado, diabetes, aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e problemas renais. Com o Teste e Trate, a ideia é ampliar a testagem e o vÃnculo ao tratamento em públicos prioritários, mais vulneráveis à infecção.
A testagem rápida está disponÃvel de segunda a sexta-feira para toda a população em 134 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), das 8h à s 17h, na rua Capitão Montanha, 27, 5º andar.
Â
Gilmar Martins