Saúde leva testes de HIV, sífilis e hepatites B e C para região Cruzeiro

24/08/2022 16:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram realizados 80 testes rápidos durante a manhã

O público que utiliza o Restaurante Popular na Vila Cruzeiro, na rua Dona Otília, 210, recebeu um atendimento diferente nesta quarta-feira, 24. O ônibus Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde, levou ao local testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de ações educativas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, autotestes de HIV e material informativo. 

Durante a manhã, foram realizados 80 testes rápidos e diversas orientações de saúde. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pela Unidade de Segurança Alimentar.

Com dois consultórios de atendimento, a estrutura do Fique Sabendo tem espaço para testagem rápida e acolhimento. O objetivo é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento.

A testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis está disponível de segunda a sexta-feira, para toda a população, em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico. 

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins