Saúde leva serviços a participantes da Copa dos Refugiados e Imigrantes neste domingo

03/12/2023 08:33

Participantes da Copa dos Refugiados e Imigrantes de Porto Alegre, que será realizada neste domingo, 3, terão acesso a informações e orientações de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento ocorre das 8h às 20h, no Sesc Protásio Alves (av. Protásio Alves, 6220), bairro Petrópolis, Zona Norte da cidade. É uma organização do Pacto pelo Direito de Migrar, com patrocínio da Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (PADF) e apoio da prefeitura.

Os mediadores interculturais estarão disponíveis das 9h às 14h para fazer a aproximação com pessoas que ainda não acessaram os serviços de saúde, quando farão ficha cadastral e encaminhamento para o Cartão SUS. O papel dos mediadores é estabelecer o primeiro contato com os imigrantes, auxiliando-os a se conectar com os profissionais de saúde, garantindo que recebam um atendimento adequado. Também serão realizadas orientações sobre doença falciforme e outros agravos que afetam mais diretamente a saúde da população negra.

Das 10h às 14h, haverá orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, com a distribuição de autotestes de HIV, preservativos internos e externos e gel lubrificante. A ação integra a programação do Dezembro Vermelho, mês de combate ao HIV/Aids. É feita pela Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS.

A capital gaúcha possui cerca de 30 mil imigrantes, considerando todas as situações migratórias, sendo a maioria de haitianos. Para solicitar acompanhamento de um mediador, é possível entrar em contato por WhatsApp no número (51) 98902-7789 ou solicitar para este e-mail.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil