Saúde leva atendimento a pessoas em situação de rua nesta sexta-feira

21/10/2022 15:10
Cristine Rochol/PMPA
SMS
A ação foi realizada pela equipe do Consultório na Rua Centro

Vacinação contra a gripe e Covid-19, atendimentos de saúde e abordagem sobre a importância do autocuidado foram alguns serviços oferecidos nesta sexta-feira, 21, a pessoas em situação de rua no bairro Navegantes. A ação ocorreu no Centro POP 3, na avenida França, das 9h às 11h.

O público teve acesso a testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de escarro para diagnóstico da tuberculose e oficina com dicas de saúde da mulher e do homem, dentro da campanha Outubro Rosa. Também receberam kit de higiene bucal, além de avaliação médica, com psicóloga e terapeuta ocupacional. 

A iniciativa foi realizada pelos profisisonais do Consultório na Rua IAPI/Navegantes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Já na região central, ocorreu ação semelhante na Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher, na rua Santo Antônio, por equipe do Consultório na Rua Centro.

Consultório na Rua – Composto por equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente social, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal. O serviço faz abordagens diárias voltadas a essa população em diferentes regiões da cidade, com avaliação das condições de saúde, verificação de adesão aos tratamentos, curativos, entre outros, sempre articulado a equipes de abordagem social. O município totaliza cinco equipes: duas na região central, duas na Zona Norte e uma na Zona Sul.

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça