Saúde leva atendimento a indígenas acampados no Parque Harmonia

19/03/2024 16:46
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Profissionais da residência multiprofissional e médica atenderam a comunidade da etnia Kaingang

Indígenas acampados no Parque Harmonia, área central de Porto Alegre, têm recebido o acompanhamento de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta terça-feira, 19, profissionais da residência multiprofissional e médica conversaram com a comunidade da etnia Kaingang, que recebeu kits com escova e creme dental, repelente e atendimento para adultos e crianças, revisão geral e encaminhamento para unidade de saúde em casos específicos, após avaliação.

Dona Jurema, 63, aproveitou para medir a pressão arterial e verificar o nível de glicemia, recebendo orientações para observar as doses diárias das medicações. “A ideia é acolher as demandas de saúde desta população, que precisa de um acompanhamento, pois acaba perdendo o vínculo médico, odontológico e farmacêutico durante a migração temporária”, explica o médico residente Gabriel Santiago.

A equipe levou folhas e material de desenho para as crianças, além de jogo no qual os pequenos aprenderam sobre o uso de medicamentos e como descartá-los corretamente. A temática da alimentação saudável, com o consumo de frutas e verduras, foi a ênfase das pinturas.

Há cerca de 20 anos, no período que antecede a Páscoa, os indígenas se deslocam do interior do Estado e trazem palha, cestas, balaios e flores de macela para garantir renda nos primeiros meses do ano. ''Por enriquecerem culturalmente o município e por ser uma população com demandas específicas de saúde, é nosso compromisso prestar a melhor assistência possível", diz o técnico de atenção à saúde dos povos indígenas da SMS, Rodrigo Ciconet Dornelles.

As comunidades indígenas vêm dos municípios de Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Liberato Salzano, Nonoai, Planalto, Tenente Portela e Três Palmeiras. Até o dia 31 de março, cerca de 500 pessoas devem acampar no Parque Harmonia para comercializar seu artesanato em Porto Alegre.

 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes