Saúde leva atendimento a indígenas acampados no Parque Harmonia

22/03/2023 16:51
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Participaram da ação profissionais da US Modelo e residentes de farmácia, enfermagem e odontologia da atenção primária

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou atendimento para indígenas Kaingang que estão temporariamente em acampamento localizado no Parque Harmonia. Ao todo, estão acampados 70 adultos e 29 crianças. Participaram da ação profissionais da Unidade de Saúde Modelo e residentes das áreas de farmácia, enfermagem e odontologia da atenção primária.

Houve aferição de pressão arterial, orientação para amamentação, atendimento para crianças, revisão geral e encaminhamento para unidade de saúde em casos específicos, após a avaliação das equipes. Além das consultas, foi feita ação de saúde bucal com orientação e distribuição de escovas de dente.

Há cerca de 20 anos, no período que antecede a Páscoa, os indígenas se deslocam do interior do estado e trazem palha, cestas, balaios e flores de macela para garantir rendimentos nos primeiros meses do ano. ''Por enriquecerem culturalmente o município, é compromisso da Secretaria Municipal de Saúde prestar a melhor assistência possível", diz Rodrigo Dornelles, técnico de atenção à saúde dos povos indígenas da SMS.

  

Henrique Moreira (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins