Saúde leva atendimento a indígenas acampados na Capital

15/04/2025 13:56
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Indígenas são de diferentes aldeias do interior do Estado e estão no Parque Harmonia

Indígenas acampados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) receberam atendimento de saúde nesta terça-feira, 15. A equipe é composta por médicos e profissionais das áreas de farmácia, enfermagem e odontologia que fazem parte das residências de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Atenção Primária, acompanhados de um preceptor.

Os atendimentos são feitos conforme as necessidades da comunidade indígena e ocorrem semanalmente, enquanto durar o acampamento. “Enfatizamos medidas de prevenção, como orientações de escovação dentária, uso correto de medicamentos, medição da glicose e pressão arterial, além de demandas agudas, como gripes e resfriados, e dicas de como evitar criadouros para o mosquito da dengue”, explica o médico especialista em medicina de família e comunidade, Rodrigo Pedroso Tólio, preceptor da residência médica.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram atendidos adultos e crianças, conforme a necessidade da comunidade

Os indígenas são de diferentes aldeias do interior do Estado que vêm para Porto Alegre por três semanas, na Quaresma, período que antecede a Páscoa. A ideia é comercializar produtos de artesanato como forma de gerar renda para as famílias. “É importante prestar esse atendimento para acompanhá-los ao longo dessas três semanas e evitar algum agravamento”, diz o assessor da área na Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Ciconet Dornelles.

“Também fazemos o acompanhamento em casos de emergência, quando a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde disponibiliza o transporte para que acessem serviços de média e alta complexidade”, afirma Dornelles. Ao todo, 120 famílias estão acampadas no parque, vindas dos municípios de Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Liberato Salzano, Planalto, Tenente Portela e Três Palmeiras.  

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins