Saúde lembra sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças raras

29/02/2024 09:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Teste do pezinho pode detectar precocemente doenças raras no bebê

O teste do pezinho, nome popular da Triagem Neonatal Biológica, pode detectar precocemente doenças raras no bebê, como fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, evitando sequelas neurológicas graves para toda a vida. No Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado nesta quinta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância do exame. A data é comemorada em 28 de fevereiro regularmente e no dia 29 em anos bissextos.

Disponível gratuitamente nas unidades de saúde, o teste é feito com a coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê na primeira semana de vida. Para eficácia do resultado, o exame deve ser realizado de três a cinco dias do nascimento.

Atualmente, o teste pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o diagnóstico de sete doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita, essa última incluída recentemente no Estado, em 26 de dezembro.

Há mais de 20 anos, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul e integra a Política Estadual de Triagem Neonatal. O serviço é responsável pela triagem e busca ativa de bebês com alguma suspeita de doença, consulta com equipe multiprofissional especializada para acolhimento e confirmação diagnóstica, exames complementares e tratamento por toda a vida.

Semana estadual – Na última segunda-feira, 26, o HMIPV sediou a abertura da Semana Estadual das Doenças Raras. O evento é um momento crucial para aumentar a conscientização sobre o universo, que pode chegar a 8 mil doenças que possuem uma diversidade de sinais e sintomas. Os encontros ocorrem até sábado, 2, em locais como Câmara Municipal, Kinder Centro de Integração, Educandário São João Batista e Parque Farroupilha (Redenção).

Saiba mais

Quando fazer o teste do pezinho?
Entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.

Onde fazer?
É realizado gratuitamente nas unidades de saúde de referência da gestante. Confira a
lista de postos de saúde para moradores de Porto Alegre.

Doenças raras são definidas pelo número reduzido de pessoas afetadas: 65 indivíduos a cada 100 mil pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de enfermidade para enfermidade, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição. Todas as doenças da Triagem Neonatal Biológica são consideradas raras.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes