Saúde indígena em contexto urbano é tema de curso e seminário

20/10/2023 17:22
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontro marcou o lançamento do curso Saúde Indígena em Contexto Urbano

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta sexta-feira, 20, o seminário Povos Indígenas e Saúde, que reuniu profissionais e estudantes no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Promoção conjunta com a Ufrgs e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o evento marcou o lançamento do curso Saúde Indígena em Contexto Urbano.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, fez uma saudação aos participantes, enfatizando que Porto Alegre foi pioneira ao criar, em 2013, uma equipe itinerante voltada ao atendimento de povos indígenas que vivem em aldeias. O grupo é composto por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde.

A abertura contou com a participação da secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Joziléia Kaingang. Ela destacou a garantia resguardada na Constituição Federal do direito à manutenção dos costumes, línguas, tradições e modo de vida dos povos indígenas. “Se você desconhece isso enquanto gestor ou profissional de saúde, como vai atender essa população de forma diferenciada?”, questiona.

Também participaram da mesa de abertura a diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz, o representante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Guilherme Müller, a responsável técnica do polo base Porto Alegre da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ozilene Sousa, o diretor do departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang, o representante da Secretaria Municipal de3 Desenvolvimento Social, Guilherme Fuhr, e o chefe do departamento de Saúde Coletiva da Ufrgs, Dário Frederico Pasche.

Das 9h às 17h30, foram debatidos assuntos como o direito à efetivação da saúde diferenciada e perspectivas epidemiológicas em contexto urbano. Mais informações e inscrições para o curso podem ser obtidas aqui.

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes