Saúde forma primeiras turmas de residência multiprofissional em atenção primária

10/03/2023 10:25
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretário Sparta destacou importância do curso como oportunidade de qualificação

As duas primeiras turmas da residência multiprofissional em atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tiveram solenidade de formatura na quinta-feira, 9. O encontro reuniu familiares, professores e gestores, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, Centro Histórico da Capital. 

Desde 2020, o curso reúne profissionais das áreas de Odontologia, Enfermagem e Farmácia. A duração é de dois anos com carga horária 80% constituída de experiências práticas em unidades de saúde, hospitais e outros serviços. 

“Participar da residência foi transformador na minha vida profissional, pois agregou muito conhecimento, especialmente pela troca com outras áreas de atuação”, disse a cirurgiã-dentista Yasmim Rodrigues Sena, 25 anos, uma das oradoras da turma e natural de Belém do Pará. 

Sete formandos receberam o diploma de conclusão da segunda turma e outros 12 integrantes da primeira formação foram convidados a fazer parte do evento. Acompanhado da diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacou a importância do programa de residência. “A troca de informação e conhecimento entre os alunos e profissionais traz qualificação aos serviços”, ponderou.

A enfermeira e coordenadora da residência multiprofissional, Leila Coffy, acredita que o processo abre novas possibilidades de promoção de saúde. “Os residentes trazem novas iniciativas que ampliam o alcance do atendimento à população”, comentou.

Agradecimento - Em seu discurso representando a turma, Yasmim agradeceu pela iniciativa da SMS ao criar a residência no município. “Foram dois anos muito ricos em aprendizagem para todos nós, saímos felizes, mais maduros e resilientes”, contou. Segundo ela, a expectativa é de que as próximas turmas venham com a mesma vontade e empenho. “Nenhum programa de residência é perfeito, as adversidades surgem, mas está conosco a oportunidade de fazermos melhor”, destacou a formanda. 
 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes