Saúde faz nova operação de captura de escorpião nesta terça-feira

21/11/2023 08:40

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz nova operação para captura de escorpião amarelo no Centro Histórico nesta terça-feira, 21, a partir das 19h30. A ação será no entorno da Praça Dom Feliciano. Serão vistoriadas caixas de telefonia e energia elétrica. Esta é a décima operação noturna realizada pela Diretoria de Vigilância em Saúde neste ano para captura do animal. 

O objetivo é partir da Praça Dom Feliciano, podendo estender a operação para quadras das ruas dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho. A região do Centro Histórico, e em especial o entorno da Dom Feliciano, registra o maior número de visualizações e capturas do animal em toda a cidade. Em 2023, foram registradas 494 capturas e/ou visualizações do animal em bairros da cidade. 

Neste ano, seis acidentes - quando a vítima é picada e necessita atendimento médico - foram notificados à Diretoria de Vigilância em Saúde. Dois no Centro, dois no Mário Quintana e dois no bairro Anchieta. 

A gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Roxana Nishimura, destaca que toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156. “A notificação é importante e essencial para o desencadeamento de medidas ambientais”, afirma a gerente. 

A operação noturna poderá ser acompanhada pela imprensa. No entanto, para evitar riscos para a equipe e prejuízo no trabalho, não é permitido o uso de luz branca (flash ou para registro de imagens). 

Participam dos trabalhos agentes da Vigilância em Saúde da SMS, de combate a endemias e profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes