Saúde: estratégia da Capital conquista primeiro lugar em mostra nacional do SUS

10/11/2023 16:15
Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Ênfase do projeto premiado é voltada à eliminação da hepatite C no sistema prisional de Porto Alegre

A estratégia Teste e Trate da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conquistou o primeiro lugar na Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças da 17ª ExpoEPI, realizada em Brasília. Nesta sexta-feira, 10, a iniciativa foi escolhida a melhor experiência na área de vigilância, prevenção e controle de HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis.

O projeto da capital gaúcha competiu com ações de São Paulo e Vitória. Ao todo, foram 12 mostras competitivas, todas com três experiências exitosas, escolhidas entre 1.812 trabalhos inscritos. Os vencedores também recebem, como premiação, R$ 50 mil para a respectiva secretaria.

A ênfase do projeto é voltada à eliminação da hepatite C crônica no sistema prisional de Porto Alegre com técnicas de matriciamento. “Trouxemos o tema para a mostra e destacamos a importância de as hepatites virais serem valorizadas nas secretarias municipais e estaduais do País”, afirma o coordenador do projeto, hepatologista Eduardo Emerim. O médico anunciou que inscreverá a ampliação do Teste e Trate para outros segmentos sociais vulnerabilizados, como pessoas em situação de rua.

Conforme a coordenadora de Atenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS, Daila Raenck, o prêmio e um reconhecimento das ações de combate às hepatites virais, cujo plano de enfrentamento foi lançado em julho de 2021. "É muito gratificante receber a premiação deste projeto que teve início com a população privada de liberdade com o objetivo de eliminar a hepatite C dentro dos presídios, meta alcançada com sucesso", destaca. A meta da SMS é eliminar a hepatite C até 2030, seguindo a linha de orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

A 17ª ExpoEPI terminou nesta sexta-feira, 10, em Brasília, e reuniu 2 mil pessoas. A próxima edição do evento, liderado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, acontecerá em 2025.

Patrícia Coelho e Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes