Saúde divulga orientações para quem vai curtir o Carnaval

13/02/2026 15:05

Os foliões que vão participar da programação de Carnaval, em especial na rua, devem ficar atentos para não descuidar da saúde. Em função do calor intenso, não são recomendadas atividades externas depois das 10h e antes das 15h. 

É recomendado o uso de protetor solar para todos que se expuserem ao sol, com a necessidade de reposição depois de duas horas. O fator de proteção solar mínimo é o 30.

“Quando possível, o uso de barreiras físicas, como chapéu, boné e roupas que cubram uma parte maior do corpo, é indicado para bloquear os raios diretos do sol”, afirma o médico de família e comunidade Maurício Martins Conti, da Secretaria Municipal de Saúde. Crianças, gestantes e idosos exigem cuidado especial, evitando exposição direta e prolongada ao sol em dias de temperatura muito alta. 

Alimentação e hidratação - O médico ressalta a importância de preferir comidas leves e alimentar-se com frequência em pequenas quantidades, evitando grandes refeições. Dar preferência ao acompanhamento de saladas e frutas frescas junto com as refeições é indicado. É importante beber água, sem exageros. “O ideal é consumir de 100 a 150ml a cada 20 minutos de atividade”, lembra Maurício. Fazer pausas regulares e tentar descansar à sombra é opção para se recuperar e ganhar novo fôlego.

Bebidas alcoólicas - Conforme o médico, não há níveis seguros para o consumo de álcool. Se optar por beber, a pessoa deve intercalar cada dose de álcool (um copo ou lata de cerveja ou 30ml de destilado) com um copo de água.

Prevenção - A prevenção a infecções sexualmente transmissíveis passa pelo uso de preservativo e gel lubrificante nas relações sexuais. Se acontecer alguma relação desprotegida, é importante procurar um serviço de saúde para avaliação e aconselhamento.

Sinais e sintomas - Dor de cabeça, tontura, enjoos e confusão mental podem ser indicativos de desidratação ou calor excessivo. Nesses casos, a indicação é buscar atendimento em um serviço de saúde. 

Prontos atendimentos e hospitais que funcionam 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza);
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 – Bom Jesus);
- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12 – Lomba do Pinheiro);
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônymo Zelmanovitz, esquina com a avenida Assis Brasil);
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim);
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661). Referência para atendimento em casos de violência sexual.

Vanessa Conte

Bianca Dilly