Saúde divulga ações para cadastro de castração de cães

10/10/2022 08:40

Nos dias 10, 11 e 13 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no bairro Jardim Carvalho visitação a moradores para orientar sobre a prevenção à leishmaniose visceral humana e canina e oferecer a tutores de cães o serviço de castração dos animais. O atendimento será realizado no Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia (avenida Antônio de Carvalho, 495), a partir das 9h.

Nesta semana, foram visitadas cerca de 150 residências no Morro Santana. O critério de escolha dos bairros leva em consideração a ocorrência de casos de leishmaniose visceral humana nos últimos anos na cidade. Em 2022 não há registro de casos humanos de leishmaniose visceral em Porto Alegre. Em 2021 foi confirmado um caso e, em 2020, sete casos da doença. Em relação à leishmaniose visceral canina, em 2022, até o início de setembro, foram confirmados 140 casos. Em 2021, foram 185.

As visitas às regiões serão feitas por agentes de combate a endemias. Até o final de novembro, os agentes percorrerão os bairros da cidade. O serviço de castração e o cadastro dos cães serão feitos por profissionais do Gabinete da Causa Animal, até o mês de dezembro. 

A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. A doença não é transmitida pelo cão a uma pessoa, mas o cão infectado transmitirá o protozoário para o mosquito palha, e o mosquito poderá infectar um humano pela picada. Assim, o cão é um reservatório do protozoário.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil