Saúde destaca importância do tratamento completo para curar a tuberculose

24/03/2023 09:19
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Doença tem cura desde que o tratamento, de aproximadamente seis meses, seja mantido até o final

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Nesta sexta-feira, 24, dia mundial de combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve atividades para orientar sobre prevenção, diagnóstico precoce e a importância da continuidade no tratamento. A doença tem cura, desde que o tratamento, com duração aproximada de seis meses, seja mantido até o final.

Equipes dos Centros de Referência em Tuberculose do município promovem atividades para profissionais e usuários destacando também a importância do acompanhamento das pessoas já diagnosticadas. A ação prevê coleta de escarro em sintomáticos respiratórios. A ideia é ampliar a divulgação da tuberculose para reduzir o estigma sobre a doença. Os principais sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre baixa, suor noturno e emagrecimento.

De acordo com a assessora técnica referência da tuberculose na Coordenadoria da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Cristina Bettin Waechter, para evitar que o tratamento seja interrompido é fundamental que a assistência social e a saúde atuem em conjunto. “É preciso união para aumentarmos as chances de cura das populações vulnerabilizadas, em especial a população em situação de rua”, destaca. O tratamento está disponível nas unidades de saúde e dura no mínimo seis meses.

Programação organizada pelos Centros de Referência em Tuberculose:

Saguão principal do Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CRTB Vila dos Comerciários)
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Centro de Saúde Santa Marta - Sala de Espera da Unidade de Saúde (CRTB Centro)
Horário: 8h às 16h

Sala de Espera do Pronto Atendimento Bom Jesus (CRTB Bom Jesus)
Horário: 8h30 e 13h30

Centro POP 3 (equipe do CRTB Navegantes)
Horário: 8h

Unisinos - roda de conversa em parceria com o PET Saúde, às 14h30, para os alunos da instituição (CRTB Navegantes)

Sistematicamente, ocorrem atividades que trabalham o tema da tuberculose em conjunto com outros agravos. Em março, foram realizadas ações nos dias 9, 10 e 15, na Cootravipa. Dia 29, a previsão é que a ação seja na Carris.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes