Saúde destaca importância da conscientização para a doença falciforme

19/06/2023 14:33
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto Meia Lua estimula troca de experiências e geração de renda para pessoas com a doença

A doença falciforme é uma alteração genética do sangue e pode ser detectada facilmente com o teste do pezinho, pela triagem neonatal. No Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, lembrado nesta segunda-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância de saber identificá-la precocemente e dar atenção aos sintomas e manifestações, já que ainda não há cura.

Hereditária, ela acomete a população em geral, em especial a de origem africana. Resulta de uma mutação genética que provoca alteração nas hemácias: em condições normais, elas se apresentam de forma arredondada, mas, na doença falciforme, perdem a elasticidade, enrijecem e adquirem a forma que lembra uma foice. Isso dificulta a circulação e a chegada do oxigênio nos tecidos, desencadeando uma série de sinais e sintomas como dor crônica, infecções e icterícia, por exemplo.

Conforme o Ministério da Saúde, o primeiro passo do conjunto de cuidados é o diagnóstico precoce, feito na triagem neonatal. No caso das pessoas que não foram diagnosticadas com o Teste do Pezinho, o diagnóstico poderá ser feito a partir do quarto mês de vida, pelo exame de eletroforese de hemoglobina que integra a rotina do pré-natal e é garantido a gestantes e parceiros no Sistema Único de Saúde (SUS).

Meia Lua – Estimular a troca de experiências e a geração de renda de pessoas com doença falciforme e familiares a partir da arte está entre os objetivos do projeto Meia Lua, da prefeitura. A iniciativa oferece oficinas de artesanato com encontros nas quintas-feiras à tarde, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

“A partir das oficinas, pretendemos promover condições de geração de renda, de cuidado em saúde mental e construção de vínculos a moradores de Porto Alegre que vivem com a doença”, afirma a assessora técnica de Saúde da População Negra, Gisele Gomes.

São dez encontros, que ocorrem de maio a outubro. A promoção é da SMS, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Expressão, a Associação Gaúcha de Doença Falciforme (Agafal) e a CCMQ.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes