Saúde debate temas da atenção primária na Semana da Enfermagem

12/05/2022 14:22
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Abertura das atividades ocorreu nesta quinta, no auditório do Centro de Saúde IAPI

Reconhecer, valorizar e potencializar é o tema da Semana da Enfermagem da Atenção Primária em Saúde deste ano, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura das atividades ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório do Centro de Saúde IAPI, bairro Passo d’Areia.

O titular da pasta, Mauro Sparta, fez uma saudação aos profissionais e ressaltou o importante papel da enfermagem, destacando o pioneirismo da brasileira Ana Néri e da inglesa Florence Nightingale. “Os profissionais de enfermagem foram incansáveis durante a pandemia de Covid-19 e seguem empenhados na vacinação, imunizando milhares de porto-alegrenses. Aproveitamos este evento para manifestar nosso agradecimento e admiração”, afirmou, durante a abertura.

Também integraram a mesa o secretário-adjunto, Richard Dias, e o diretor-adjunto da APS, João Manoel Assunção, além do responsável técnico da enfermagem e de representantes das coordenadorias regionais de saúde, do Conselho Regional de Enfermagem do RS e das instituições contratualizadas com a SMS. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Programação vai até dia 20, com diversos temas em debate em diferentes regiões da cidade

A programação é descentralizada, envolvendo as quatro regiões de saúde da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste. Nesta quinta, estão em debate temas como enfermagem e redes sociais, atualização do calendário vacinal, vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, agravos transmissíveis crônicos (tuberculose, HIV/Aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais) e mamanalgesia.

As atividades ocorrem até 20 de maio, no auditório do Centro de Saúde IAPI, prédio 40 da PUCRS, Faculdade Anhanguera Polo Sul e auditório do Centro de Saúde Vila dos Comerciários. Também serão tratados temas como urgência na APS, lesões de pele, saúde da mulher, liderança, tecnologias e o impacto no trabalho e na saúde, organização do tempo e saúde mental. A cerimônia de encerramento, dia 20, será no auditório do CS IAPI, com apresentação musical, às 11h30. Confira a programação.  

O evento conta com participação e apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade Anhanguera, Associação Hospitalar Vila Nova, Santa Casa de Misericórdia e Rede Hospitalar Divina Providência. Entre os objetivos da semana está a valorização da enfermagem, contemplando todas as categorias. As atividades marcam o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado nesta quinta, 12, e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, em 20 de maio.

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes