Saúde dá dicas de prevenção a doenças do frio

26/05/2022 09:50
Alex Rocha/PMPA
DEFESA CIVIL
Com a chegada do frio aumentam os casos de doenças respiratórias

Com a proximidade do inverno, que começa em 21 de junho no hemisfério Sul, as temperaturas diminuem gradativamente. Junto com a chegada do frio, aumentam os casos de doenças respiratórias. Para evitar a contaminação por vírus e bactérias causadoras das patologias típicas desta época do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) separou algumas dicas de prevenção.     

De acordo com o diretor adjunto da Vigilância em Saúde da SMS, o médico pediatra Benjamin Roitman, doenças de inverno são comuns a todos as pessoas, mas afetam principalmente crianças e idosos. “O sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento. Já o dos idosos, tende a ficar mais fragilizado com o passar dos anos”, destaca.

Rinovírus, influenza, adenovírus, Covid-19 e o vírus sincicial respiratório são os responsáveis pela maioria das doenças respiratórias. Segundo Roitman, em casos de sintomas leves, o cidadão pode procurar umas das 132 unidades de saúde do município. “Os profissionais das unidades de saúde estão aptos para prestar o atendimento”, conclui. O médico acrescenta que, quando não tratado de forma correta, o quadro do paciente pode piorar. “Além das infecções respiratórias, bronquiolite e a asma também podem ser desencadeados por vírus", pontua.

Para reduzir a proliferação dos agentes causadores das doenças, é preciso evitar ambientes sem ventilação e manter uma hidratação e alimentação adequada. “Investir em frutas e verduras e uma dieta balanceada é fundamental para fortalecer o organismo”, conclui. 

Vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) é altamente contagioso e afeta principalmente bebês e crianças pequenas. O VSR pode causar condições sérias no paciente, como a bronquiolite.

A transmissão do vírus acontece por meio do contato com gotículas de ar e com as secreções de pacientes infectados. O sintomas são coriza, tosse e febre; pode ser leve mas pode evoluir com dificuldade para respirar; secreção nasal; espirros; chiado; dificuldades para mamar, se for um bebê.

Se a dificuldade em respirar for muito grande, é recomendado procurar atendimento médico. 

Durante o período de recuperação, é recomendado que o paciente fique em repouso e em isolamento, evitando contato com outras crianças.

Para prevenir as doenças comuns do frio é importante seguir algumas dicas:     

1-    Mantenha as vacinas em dia
2-    Beba bastante líquido
3-    Mantenha os ambientes ventilados 
4-    Tenha uma alimentação variada e saudável  
5-    Evite contato com pessoas doentes 
6-    Se há dificuldade respiratória ou febre prolongada, é preciso procurar atendimento de saúde.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes