Saúde capacita sindicato de motoboys para uso de sistema de notificação de acidentes de trabalho

22/03/2024 13:25

Representantes do Sindicato dos Motoboys (Sindimotos) receberam nesta sexta-feira, 22, capacitação para uso do Sistema Sentinela, para registro de notificações de acidentes de trabalho. As informações foram repassadas por profissionais que atuam no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde. 

O Cerest é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e é um dos membros do Programa Vida no Trânsito da prefeitura. Nos dois primeiros meses deste ano, dois motoboys perderam a vida em acidentes ocorridos no exercício da função. “O número corresponde a quase 50% dos eventos fatais ocorridos em todo o ano de 2023, quando foram registrados cinco casos”, destaca o coordenador do Cerest, Diego Goularte. “Ao utilizar o Sentinela, o Sindimotos vai contribuir para o aprimoramento da vigilância em saúde do trabalhador do setor, propiciando o direcionamento de ações e políticas públicas conforme dados colhidos pela ferramenta”, enfatiza.

Esta não é a primeira ação do Cerest com o Sindimotos realizada neste ano. Em 18 de março, o setor - que atende trabalhadores de Porto Alegre, seja da esfera pública ou privada - participou do ato de inauguração do segundo ponto de apoio aos entregadores da plataforma de delivery Ifood. A iniciativa é resultado de parceria da plataforma com o sindicato dos motoboys e está localizada na rua Dr.Timóteo, 204. O local proporciona espaço para descanso, higiene, hidratação e é equipado com geladeiras e microondas, além de dispor de pontos de energia para recarregar celulares. ”Ações como esta promovida pela plataforma e pelo Sindimotos proporcionam um tratamento mais digno aos entregadores e entregadoras, seja motoboy/motogirl, ou ciclistas, uma categoria tão importante em nosso dia a dia.”

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes