Saúde capacita agentes de endemias sobre leishmaniose visceral

03/10/2022 17:14
Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Agente percorrerão bairros onde houve confirmação de casos da doença em humanos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância Ambiental, realizou nesta segunda-feira, 3, capacitação teórica de agentes de combate a endemias sobre leishmaniose visceral humana e canina. Até o final de novembro, os agentes percorrerão bairros da cidade onde houve confirmação de casos da doença em humanos para cadastrar cães para castração. Eles vão orientar moradores sobre a doença e divulgar o serviço de castração, que será realizado por profissionais do Gabinete da Causa Animal até o mês de dezembro. 

Nesta semana, agentes do Eixo Leste da cidade estarão no Morro Santana. Na terça, 4, e quarta-feira, 5, o cadastro dos cães deverá ser realizado pelos tutores dos animais na sede da ACM Morro Santana (rua Beco da Continental, 55), nos turnos manhã e tarde. O cronograma de outubro será divulgado até o final desta semana. 

A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. A doença não é transmitida pelo cão a uma pessoa, mas o cão infectado passará o protozoário para o mosquito palha, e o mosquito poderá infectar um humano pela picada. 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins