Saúde avalia pacientes em inquérito nacional de incapacidades em hanseníase 

22/08/2022 17:13
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Exame tem por objetivo monitorar a função neural do paciente

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e em parceria com o Ambulatório de Dermatologia Sanitária do RS, realizou nesta segunda-feira, 22, pela manhã, avaliação sobre incapacidades de pacientes com hanseníase. Foram avaliados oito pacientes, e o resultado ficará com o Ministério da Saúde, que realiza inquérito nacional sobre a doença.

A Avaliação Neurológica Simplificada (ANS) é um exame de caráter obrigatório e tem por objetivo monitorar a função neural do paciente acometido pela hanseníase, verificando se há alterações autonômicas, comprometimento da sensibilidade ou diminuição da força muscular como resultado do dano neural. Através da ANS é possível detectar o grau de incapacidade física apresentado pelo paciente. 

Com o inquérito nacional também se pretende descrever o perfil clínico e epidemiológico dos casos, conhecer a frequência de incapacidades por segmento (mão, pé, olho), conhecer a progressão do grau de incapacidade pós-alta e avaliar condição de saúde e deficiência dos pacientes de hanseníase no pós-alta. O objetivo geral é estimar a frequência de incapacidades físicas no período de 2015 a 2019 no Brasil. 

Entre os objetivos primordiais do tratamento da hanseníase estão a cura da infecção através da antibioticoterapia e a prevenção de incapacidades físicas por meio da detecção precoce de casos e do tratamento correto das reações hansênicas e do comprometimento da função neurológica.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins