Saúde apresenta relatório de gestão na Câmara Municipal

22/02/2022 16:48
Cristina Beck/CMPA
SAÚDE
Audiência virtual foi transmitida pela Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o Relatório de Gestão referente ao terceiro quadrimestre de 2021 nesta terça-feira, 22, em audiência pública virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal. O secretário-adjunto de Saúde, Richard dos Santos Dias, fez a prestação de contas das ações, serviços e recursos geridos pela pasta, além de mostrar o monitoramento dos resultados obtidos de setembro a dezembro (veja o relatório).

As ações do período se mantiveram direcionadas, em especial, ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), para interromper as cadeias de transmissão com o isolamento de pacientes, restrição de atividades, capacidade de testagem da doença em tempo oportuno, ampliação de serviços, vacinação e reabilitação pós-Covid-19. Entre as medidas, foram destacados a atualização periódica do plano de contingência municipal, estruturação dos serviços para ampliar o atendimento à população em consultas, exames e internações, avaliação e monitoramento dos indicadores referentes à situação epidemiológica. 

Também foram realizadas ações intersetoriais para desenvolver medidas de flexibilização, atualização do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 conforme os planos estadual e federal, implantação do Ambulatório Pós-Covid-19 e definição de medidas para redução de consultas e procedimentos com demanda reprimida em decorrência da pandemia.

Com relação ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), foi contabilizado o ingresso de R$ 775,06 milhões, entre recursos federais, municipais e estaduais, com despesas de R$ 680,3 milhões. Nas obras, foram concluídos o espaço para atendimento da Unidade de Saúde Santa Marta, a Unidade de Saúde Navegantes e o Núcleo de Imunizações do Centro de Saúde IAPI. No quadrimestre, estavam em execução, entre outras, obras na Unidade de Saúde Vila Cruzeiro e no quinto andar do Centro de Saúde Santa Marta.

No Sistema de Integração de Dados Clínicos, a agenda do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) foi implantada em todas as unidades de saúde, bem como o Sistema de Dispensação de Medicamentos nos serviços. O Gercon e o Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) estão em fase de implantação para regulação de consultas e exames de todo o estado. No Gerint, 99,7% dos leitos hospitalares funcionam com interoperabilidade. 

O monitoramento da situação das emergências e das UTIs está disponibilizado em dashboard no site da SMS. O documento ressalta o Prontuário do Cidadão e o acompanhamento de dados de tuberculose, HIV/Aids, sífilis, dengue, zika e chikungunya.

Na Atenção Primária, a Capital contabilizou 132 unidades de saúde (98 contratualizadas, 21 próprias e 13 conveniadas) e 279 equipes de Saúde da Família em dezembro, uma cobertura de 69,42% da população. No âmbito do Programa Saúde na Hora, 41 unidades de saúde possuem 12 horas ou mais de atendimento e oito atuam até as 22h. 

O documento destaca ações nas áreas de Atenção Primária, Saúde Mental, Regulação, Atenção Hospitalar e Urgências, Assistência Farmacêutica e Laboratorial, Ações Específicas e Vigilância em Saúde. Também trata da atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Atenção Domiciliar, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Hospital de Pronto Socorro e Ouvidoria. 

Transmitida pela plataforma Zoom, a audiência foi conduzida pela vereadora Cláudia Araújo, presidente da Cosmam. O encontro virtual contou com a participação da coordenadora da Assessoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Kelma Nunes Soares; da diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer; do diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter; do diretor administrativo, Paulo Roberto Guimarães; da diretora do Fundo Municipal de Saúde, Adriana Paltian; dos integrantes da Cosmam, vereadores Lourdes Sprenger (vice-presidente), Aldacir Oliboni, José Freitas, Mônica Leal e Tanise Sabino; de trabalhadores da SMS e integrantes de entidades da área. 

Clique aqui e acesse o Relatório de Gestão 3º Quadrimestre 2021

Vanessa Conte

Lucas Barroso