Saúde apresenta quinta equipe do Consultório na Rua de Porto Alegre

26/05/2022 17:27
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Novos integrantes foram recebidos e participaram de rodas conversas

Com a intenção de auxiliar um maior número de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com mais uma equipe do programa Consultório na Rua. Uma cerimônia de acolhimento, integração e bate-papo entre os profissionais foi realizada nesta quinta-feira, 26, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

De acordo com a Coordenadora das Políticas Públicas de Saúde da SMS, Elaine Oliveira Soares, o 5º Consultório na Rua vai ampliar a rede especializada para atender populações altamente vulneráveis. “Precisamos promover assistência a quem mais precisa", afirma.

Representantes da SMS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Santa Casa estiveram presentes no evento. Além da acolhida, as equipes dos Consultório na Rua participaram de rodas conversas com o intuito de trocar experiências e expectativas sobre o trabalho. 

O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, agradeceu a parceria da Santa Casa de Misericórdia nesta nova equipe de trabalho e destacou a importância da intersetorialidade da saúde e assistência. “Os primeiros gestos de cuidado às pessoas em situação de rua, tão cercadas de omissões, são da saúde e da assistência social. O trabalho do consultório na rua, de mãos dadas com a assistência, é fundamental para reensinar a estes indivíduos a se cuidarem”, destacou.

O serviço realiza abordagens, atendimento de condições de saúde, verificação de adesão aos tratamentos, curativos, entre outros. Com o novo grupo, o município totaliza cinco equipes: duas na região central, duas na Zona Norte e uma na Zona Sul. Os profissionais acolhidos irão atuar no bairro Navegantes, na Zona Norte da Capital. 

O Consultório na Rua é composto por uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente social, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal. A nova equipe foi contratualizada pela prefeitura em parceria com Santa Casa de Misericórdia
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes