Saúde apresenta indicadores da atenção primária às equipes

22/06/2023 10:57
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Cerca de 150 pessoas participaram do encontro

Indicadores de qualidade da atenção primária foram apresentados para equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na quarta-feira, 21, durante encontro que reuniu cerca de 150 pessoas no auditório da Farsul. Entre os assuntos, foram destacados os resultados dos programas de incentivo financeiro dos governos federal e estadual.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, falou do importante trabalho feito nas unidades de saúde da Capital para garantir o acesso ao cuidado de questões prioritárias da população. “Queremos que as equipes trabalhem felizes, pois isso vai se refletir no resultado e qualidade do produto final, que é atender bem as pessoas”, afirmou. Também lembrou que a prevenção aos agravos deve estar no cotidiano dos serviços.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Destaque foram programas de incentivo financeiro

A diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz, destacou a resposta positiva da abertura das unidades de saúde aos finais de semana para desafogar as emergências. “Em cinco finais de semana, foram realizadas 4,9 mil consultas médicas e de enfermagem, com a vacinação de 9,7 mil pessoas”, relatou. Também deu orientações a equipes e lembrou dos resultados recentes do Programa Previne Brasil, no qual Porto Alegre ficou como terceira capital do país entre os melhores desempenhos.  

Programa Previne Brasil – É um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), no qual as formas de repasse das transferências para os municípios passam a ocorrer com base em três critérios: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Programa Estadual de Incentivos para a APS - Consiste no repasse de recursos financeiros aos municípios, para custeio e investimento em serviços e ações de saúde que fortaleçam e qualifiquem o processo de trabalho da APS. É constituído dos seguintes componentes: sociodemográfico; incentivo para equipes, incentivo à Promoção da Equidade em Saúde, Primeira Infância Melhor e Rede Bem Cuidar RS.

Leia mais:

Prefeitura imuniza cerca de 10 mil pessoas em cinco finais de semana

Capital está entre as melhores do país no desempenho da atenção primária

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes