Saúde apresenta experiências da Capital durante congresso em Florianópolis

17/11/2023 11:31
Carolina Zeni/SMS/PMPA
Saúde
Porto Alegre levou equipes da vigilância em saúde, atenção primária, planejamento, urgências e atenção especializada

Porto Alegre é a próxima capital do país a sediar, em 2024, o maior evento de saúde pública da América do Sul, o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Uma comitiva da pasta da área da Prefeitura de Porto Alegre já dá o start aos trabalhos com a participação no congresso das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que ocorre até este sábado, 18, em Florianópolis, Santa Catarina, e reúne mais de 2 mil participantes. Ainda em outubro, a equipe técnica esteve em Bento Gonçalves, na 33ª edição do encontro em nível estadual.

Sob a liderança do secretário Fernando Ritter, apresentam experiências de sucesso da capital gaúcha a diretora-geral Fernanda Fernandes, a diretora da Vigilância em Saúde, Evelise Tarouco, a diretora-adjunta da Vigilância em Saúde, Juliana Maciel, o diretor da Atenção Hospitalar e de Urgências, Favio Telis, a diretora-adjunta da Atenção Primária, Eveline Rodrigues, a coordenadora de Gestão Estratégica da Diretoria de Atenção Primária Caroline Ceolin, a diretora da Assessoria de Planejamento, Kelma Soares, a assessora jurídica, Marizane Correa, e a coordenadora da Atenção Especializada da Diretoria de Atenção Primária, Claudia Loss. 

“Estamos cada vez mais conectados para o mapeamento da jornada do paciente, sendo fundamental para agregar mais qualidade aos serviços de saúde. Todas as nossas áreas aqui presentes compreendem a importância do trabalho transversal que nos permite compreender os pontos de contato do público com as nossas unidades de atendimento, promover constantes melhorias”, observou Ritter. 

A mesa redonda sobre a política nacional de atenção especializada em saúde, os desafios da organização das redes para o planejamento regional integrado e estratégicas eficientes da comunicação abriu a programação. Dentre os temas em discussão, as linhas de cuidado do câncer de mama, o financiamento e recursos do SUS, o microplanejamento em vacinação e os desafios da organização das redes de atenção e da política de saúde mental no Brasil.

Os profissionais porto-alegrenses participam de discussões de nível técnico e político e compartilham experiências de gestão na Capital com demais municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Juntos, os Cosems das três regiões presentes representam 3.326 gestores municipais de saúde, sendo 59% dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Também renovam as ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliam o conhecimento tecnológico com foco na melhora da resolução das demandas da saúde da população. 

Neste sábado, o painel de debate sobre o piso da enfermagem encerra as programações com discussões a partir dos desafios de estados e municípios na garantia dos repasses do piso e as perspectivas do Ministério da Saúde assegurando recursos, em que o financiamento é tripartite.

  

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes