Saúde apreende 40 quilos de iogurte em comércio na Zona Sul

12/01/2023 17:51

A Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Secretaria Municipal de Saúde apreendeu na tarde desta quinta-feira, 12, quarenta quilos de iogurtes em um supermercado na Zona Sul da Capital. A mercadoria estava sendo entregue ao estabelecimento e foi neste momento que a apreensão aconteceu. A chefe da equipe, Nayara Poleto, explica que a ação decorreu de denúncia ao canal 156 da prefeitura. “A carga estava com temperatura inadequada, em torno de 20ºC, quando a legislação estabelece que a temperatura de conservação deve ser controlada de acordo com a rotulagem, nesse caso era de 10°C, em todas as etapas do processo: produção, armazenamento, transporte, exposição”, esclarece. 

Poleto destaca que, nesta época do ano, em função das altas temperaturas externas, o cuidado deve ser redobrado a fim de garantir esse controle. “O desvio pode causar danos à saúde do consumidor por propiciar multiplicacão de micro-organismos patogênicos”. 

A chefe da EVA enfatiza, ainda, os clientes devem deixar os perecíveis para serem colocados no carrinho no final das compras. “Também é importante observar o tempo de deslocamento entre o local da compra e a residência ou local de armazenamento dos produtos”, diz. 

Denúncias sobre irregularidades ou suspeitas de mau acondicionamento ou conservação de alimentos devem ser feitos à EVA pelo serviço 156.  

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes