Saúde apreende 100 quilos de mel sem procedência comprovada

16/09/2022 12:20
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Apreensão ocorreu em feira no entorno do Parcão

Operação realizada no final da tarde de quinta-feira, 15, resultou na apreensão e inutilização de 100 quilos de mel sem origem e procedência comprovada e rótulo com suspeita de fraude em feira realizada no entorno do Parque Moinhos de Vento. A ação, coordenada pela Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde, foi motivada por denúncia do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Sipoa/Mapa).

Segundo a denúncia, haveria comercialização de mel com selo de inspeção em desacordo com o endereço contido no rótulo, indicando a suspeita de fraude. A chefe da EVA, Nayara Poleto, explica que na vistoria foi constatado que o responsável pela banca tem um local onde recebe o mel e ele mesmo rotula o produto com endereço próprio, diferente do indicado no selo de inspeção. “Além disso, o próprio comerciante indica a validade do produto, com etiqueta diferente do rótulo”, frisa.

Poleto enfatiza que o rótulo de qualquer produto industrializado deve ser produzido e anexado ao recipiente pela indústria produtora e com o selo de inspeção do local.

Denúncias sobre suspeitas de irregularidades de alimentos devem ser feitas à EVA/SMS pelo serviço 156 da prefeitura, pelo telefone, aplicativo ou internet.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes