Saúde acompanha 1ª Mostra Cultural Kaingang na Lomba do Pinheiro
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apoia a realização da 1ª Mostra Cultural Kaingang, que ocorre desde quinta-feira, 3, até sábado, 5, na Aldeia Fág Nhin (estrada João de Oliveira Remião, 9105), na Lomba do Pinheiro. A programação faz parte da Semana Municipal dos Povos Indígenas, feita no mês de abril, e é organizada pelas aldeias Fág Nhin e Oré Kupry.
Nesta sexta-feira, 4, profissionais da Unidade de Saúde Indígena levaram atendimento à comunidade. “Aproveitamos para atualizar o calendário vacinal das crianças, pois muitas delas estão acompanhando as atividades da mostra”, conta o gerente da unidade, Luís Afonso Bataglin Cabral.
A equipe itinerante atende as aldeias Kaingang e Charrua e é composta por médico, enfermeira, duas técnicas de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal, além do gerente. “O trabalho da Unidade de Saúde Indígena deve se pautar pela integração entre os profissionais e as comunidades atendidas. Por isso, buscamos a participação da equipe nas atividades promovidas pelas aldeias", explica o assessor da área na SMS, Rodrigo Ciconet Dornelles.
Conforme o cacique Samuel da Silva, entre as atividades da mostra ocorrem apresentações culturais para estudantes de escolas municipais e estaduais e público universitário. Estão expostos produtos como colares, pulseiras, cestos e diferentes adornos feitos com sementes, madeira e palha. A programação inclui apresentações de dança, música, exposição de desenhos, oficinas e degustação de comidas típicas.
Com relação às questões de saúde, são abordadas as particularidades do modelo tradicional Kaingang de cura e de cuidado, como a utilização de chás e de banho de ervas no cotidiano da comunidade. As atividades terminam neste sábado, 5, com um grande almoço comunitário.
Gilmar Martins