Samu recebe 21% de ligações por engano em novembro

03/12/2021 09:15
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Alto índice é um desafio para as equipes da regulação e da assistência

As ligações por engano ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a 21,19% dos chamados no mês de novembro, na Capital. Das 19.094 solicitações, 4.046 foram por engano, segundo motivo mais comum dos contatos telefônicos. Mesmo sendo alto, o número diminuiu na comparação com outubro, quando foram realizados 4.330 contatos desse tipo. No primeiro semestre do ano, os enganos representaram 20,84% dos chamados. 

O alto índice é um constante desafio para as equipes de regulação e da assistência. Das solicitações feitas em novembro, apenas 38,77% viraram atendimentos, chegando a 7.403. Os outros 61,23% dividiram-se em ligações por engano (21,19%), pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (17,35%), ligações interrompidas (9,02%), trotes (6,83%), chamadas repetidas - quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato - (4,16%) e fora da área de abrangência do Samu (2,31%). 

Ao entrar em contato com o serviço, é importante ter em mente que o Samu atende situações de risco de vida. “Em muitos casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Dinorá Cenci. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Saiba como utilizar o Samu de maneira correta:

  • Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192.
  • Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
  • Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
  • Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
  • Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.
  • Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência:
Bombeiros – 193
Brigada Militar – 190
Defesa Civil – 199
EPTC – 118
Fala Porto Alegre – 156
Polícia Civil – 197
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal – 194
Samu – 192
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

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