Samu leva orientações gratuitas de primeiros socorros à Redenção neste sábado

26/11/2025 11:08

Orientações de como reconhecer uma parada cardiorrespiratória e os sinais do acidente vascular cerebral estão entre as abordagens que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fará neste sábado, 29, no Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, das 9h às 17h. O evento, que encerra a programação de 30 anos do Samu, inicialmente estava previsto para o dia 22, mas foi transferido em função da chuva.

Atendimentos - Até setembro de 2025, o Samu Porto Alegre recebeu 118.204 ligações, reforçando a relevância no atendimento a urgências e emergências. Dessas, 54.822 foram triadas e orientadas pela regulação médica, enquanto 43.857 resultaram no envio de equipes para atendimento presencial. No mesmo período, foram registrados 1.880 trotes, que comprometem a agilidade do socorro. São 28 ambulâncias em operação e 18 equipes trabalhando para um tempo de resposta médio de 15 minutos a casos graves.

Pioneirismo - A criação do Samu Porto Alegre nasceu da crescente demanda por atendimento móvel de urgência em domicílios e vias públicas da Capital. Em 1994, Porto Alegre firmou um acordo de cooperação técnica com a França para adaptar o modelo francês de assistência pré-hospitalar ao contexto brasileiro.

O primeiro Samu do Brasil começou a operar em novembro de 1995, com uma pequena central no HPS. A partir de 1997, foram criadas bases descentralizadas em regiões estratégicas da cidade. O serviço rapidamente se tornou modelo para outras cidades brasileiras, influenciando a Política Nacional de Atenção às Urgências, instituída em 2006.

Vanessa Conte e Carolina Zeni

Andrea Brasil