Samu ensina a auxiliar em casos de parada cardiorrespiratória
Orientar o público para que saiba reconhecer uma parada cardiorrespiratória e prestar os primeiros socorros está entre os objetivos da capacitação que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoverá neste domingo, 1º de setembro. A atividade ocorre das 10h às 17h, no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário, motivada pelo Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar.
São três os pilares da sobrevivência e que podem salvar uma vÃtima de parada cardiorrespiratória. O primeiro passo é chamar o socorro, pelo fone 192, sendo o mais objetivo ao passar informações pelo telefone ao atendente; o segundo é iniciar as manobras básicas de reanimação cardiopulmonar, por meio de compressões torácicas, até a chegada do socorro; o terceiro, o uso do desfibrilador externo automático. O passo a passo será explicado pela equipe durante a atividade no parque, com demonstração do uso do aparelho.
A parada cardiorrespiratória é um agravo quase sempre repentino e imprevisÃvel e registra em média três ocorrências diárias no Samu Porto Alegre. Por isso a importância de que mais pessoas aprendam a fazer a reanimação cardiopulmonar imediata. Em caso de chuva, o evento será cancelado.  Â
Â
Andrea Brasil