Residencial terapêutico completa 32 anos como pioneiro do país

25/08/2022 14:10
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Serviço auxilia na reinserção social de pessoas com transtornos mentais

Auxiliar na reinserção social de pessoas com transtornos mentais está entre as funções do Residencial Terapêutico Nova Vida, que completa 32 anos em agosto, servindo de modelo para a criação dos serviços nesse formato no país. Moradia temporária para pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente vindas de hospitais psiquiátricos, o local recebe até dez moradores. Fornece alimentação, serviço de enfermagem, acompanhamento psicossocial e terapêutico individual. Também possui acompanhamento clínico em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), além de grupos terapêuticos e de trabalho, como oficinas de culinária e artesanato.

O espaço está entre os cinco residenciais terapêuticos mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme a coordenadora, enfermeira Carla Rosane Medeiros, é importante que os usuários se sintam acolhidos e respeitados. “Além do cuidado profissional, o principal ingrediente dessa atenção é o afeto, é o que faz a diferença na manutenção da qualidade de vida, enquanto a autonomia estiver comprometida”, explica.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Aniversário contou com comemoração especial, bolo e balões

Comemoração – Desde 2014, Rita (45) passa o aniversário com os amigos que fez no Nova Vida. Na companhia de Marli (61), que chegou em 2018, elas comemoram a data no mesmo mês do residencial. Nessa quarta-feira, 24, os moradores se reuniram para cantar um parabéns especial com direito a bolo, música e muita alegria. A decoração contou com um arco de balões coloridos e mesa de doces e salgados. Animada, Rita fez pose para as fotos. As duas amigas estavam felizes em celebrar mais um ano de vida (fotos). 

A equipe de profissionais também participou da festa. É composta por técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeira, monitores, técnica de nutrição e uma nutricionista duas vezes por semana, além de trabalhadores da cozinha, portaria, limpeza e higiene.   

Residencial Terapêutico Nova Vida – O foco do trabalho é a promoção da cidadania e da autonomia. O objetivo é que as pessoas com transtornos mentais que moram no residencial retornem às suas famílias e à sociedade em condições mais independentes e dignas. Porto Alegre foi pioneira na implantação de um residencial terapêutico no país, anterior à legislação que regulamentou o serviço em 2000 (Portaria 106/MS), e anterior também ao processo de Reforma Psiquiátrica, de 1992. Hoje, a Capital conta com cinco residenciais: Nova Vida, Centro, Lar da Amizade (região Norte), Sul Centro-Sul e Nise da Silveira (região Leste).

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes