Referência no Estado em casos de trauma, HPS completa 78 anos

19/04/2022 08:42
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Hospital faz cerca de 120 mil atendimentos de emergência por ano, numa operação 24 horas

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre completa 78 anos de atendimento à população gaúcha nesta terça-feira, 19. Para comemorar, haverá uma série de atividades durante o dia, incluindo orientações sobre doação de sangue, em parceria com o Hemocentro do Estado, e apresentação musical da Banda da Brigada Militar. Das 10h às 15h, o Hemocentro irá disponibilizar uma van para transportar doadores de sangue ao local.

Referência no Estado em casos de trauma, o HPS faz cerca de 120 mil atendimentos de emergência por ano, numa operação 24 horas, sete dias por semana. Desde a inauguração, em 1944, atua no mesmo prédio, no Largo Teodoro Herzl, bairro Bom Fim (fotos).

A diretora-geral, enfermeira Tatiana Breyer, destaca a importância do papel da instituição na história da cidade e do Estado, pois pelo menos metade dos pacientes vem da Região Metropolitana, Litoral e de outras cidades. “O HPS é um patrimônio de todos os gaúchos, por isso, queremos homenagear nossos pacientes, que são a razão da existência do hospital”, diz.

A estrutura conta com cerca de mil servidores das mais diversas áreas da saúde. "Neste momento, aproveitamos para agradecer especialmente aos profissionais que atuam de maneira tão dedicada, salvando vidas todos os dias", completa Tatiana.

A ocupação média dos leitos é de cerca de 100%, e a taxa de mortalidade na emergência é de menos de 1%. Muitas áreas do hospital são consideradas padrão nacional pela qualidade, como a UTI de Queimados, premiada pelo Ministério da Saúde, e a UTI Pediátrica. 

O custo mensal da instituição, que atende pessoas de todas as idades pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é de R$ 16 milhões, sendo a maior parte bancada pelos cofres da Prefeitura de Porto Alegre. O restante dos recursos vem de repasses do Ministério da Saúde, além de complementos originados por emendas parlamentares e aportes da Fundação dos Amigos do HPS.

Programação de aniversário de 78 anos do HPS:
8h às 16h - avaliação da pele de todos os pacientes como ação de prevenção de lesão por pressão
10h às 15h – orientações ao público sobre doação de sangue em gazebo colocado em frente ao hospital, em parceria com o Hemocentro do Estado
12h30 – entrega de bolo no refeitório
15h30 – atração musical com apresentação da Banda da Brigada Militar

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes