Projeto distribui mais de 1,8 mil autotestes de HIV em cinco meses de atuação

17/03/2022 15:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Armário no Shopping Total está entre as opções de local para retirar os autotestes

O projeto A Hora é Agora distribuiu 1.841 unidades de autotestes de HIV em cinco meses de funcionamento na capital gaúcha. A iniciativa está entre as opções para ampliar o acesso à testagem de populações vulnerabilizadas, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, com autotestes de fluido oral ou por uma gota de sangue. Estão disponíveis gratuitamente no site ahoraeagora.org e podem ser retirados via Correios ou em armário no Shopping Total.

De outubro a fevereiro, foram enviados 666 kits via Correios (cada kit com dois autotestes), com a retirada de 141 kits no armário localizado no Shopping Total e de 227 unidades no Centro de Saúde Murialdo. As populações-chave são homens gays e homens que fazem sexo com outros homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. “As estatísticas mostram que essas populações têm mais dificuldade de acesso ao diagnóstico e tratamento em tempo oportuno”, afirma a coordenadora de Atenção à Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck. 

Para a população em geral, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C, podem ser feitos nas 132 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos postos com horário ampliado ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, Centro Histórico), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Porto Alegre foi a quarta capital do país a aderir ao projeto A Hora é Agora, em 29 de setembro do ano passado. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde, Ministério da Saúde, Fiocruz, Fiotec, Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América e Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids (Pepfar).

Veja como funciona o projeto A Hora é Agora:

1. Faça o cadastro no site ahoraeagora.org. Público-alvo: homens gays e homens que fazem sexo com outros homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. Os usuários devem ser maiores de 15 anos e residentes na Capital.  
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em armário digital no Shopping Total (av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Saúde Murialdo para dar início ao tratamento (av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
4. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes