Programa Teste e Trate realiza ação no Restaurante Popular Prato Alegre
O programa Teste e Trate da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação de testagem no Restaurante Popular Prato Alegre, localizado na Ilha da Pintada. Durante a ação, os usuários que optaram por participar realizaram exames para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C. Para a sífilis, especificamente, o tratamento é oferecido diretamente aos pacientes após a confirmação do diagnóstico.
A escolha do Restaurante Popular Prato Alegre se deve à situação de vulnerabilidade social da população do bairro Arquipélago. A maioria dos moradores não tem acesso regular à educação e trabalha em empregos informais. Ações do Teste e Trate são realizadas em toda a cidade e pelo menos uma vez por semana no restaurante popular da Ilha da Pintada.
“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é inferior ao de outras áreas de Porto Alegre, o que impacta diretamente o acesso dessas pessoas a direitos básicos, como saúde e seguridade social”, destaca Sabrina Gilli, assessora técnica da Coordenação da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais (Caist).
A aposentada Nara Terezinha Menezes da Silva, uma das voluntárias que participou da ação, expressou satisfação com o serviço oferecido. “É muito importante para descobrir coisas que a gente não sabe e conseguir se curar a tempo”, afirmou.
A estratégia Teste e Trate visa ampliar a testagem e o vínculo ao tratamento, especialmente em públicos prioritários e mais vulneráveis à infecção.
Gilmar Martins