Profissional da Vigilância em Saúde recebe reconhecimento nacional em mestrado com tema da sífilis

13/11/2021 11:01

A enfermeira sanitarista Fernanda Vaz Dorneles, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu menção honrosa com o projeto do aplicativo “Trate Sífilis” para gestão de casos de sífilis adquirida e gestacional para uso de profissionais da área da saúde - médicos, enfermeiros e dentistas - que atuam na Atenção Primária à Saúde e em serviços especializados no atendimento à doença. O reconhecimento ocorreu no 11º Fórum Nacional dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem, realizado em formato on-line. Além do aplicativo, que está em desenvolvimento, a dissertação de mestrado profissional em enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) também resultou na criação do Guia Técnico para Gestão da Sífilis Adquirida e Sífilis Gestacional.

Fernanda Dorneles atua na Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis na SMS. Ela explica que o projeto foi construído a partir da vivência como enfermeira sanitarista na vigilância epidemiológica da sífilis. Para ela, a pesquisa e os produtos do mestrado respondem a uma necessidade da situação epidemiológica de Porto Alegre em relação à sífilis. “Há cinco anos Porto Alegre ocupa os primeiros lugares do ranking de capitais em relação ao agravo”, enfatiza.

O protótipo de aplicação móvel Trate Sífilis foi construído em parceria com uma equipe de profissionais e acadêmicos vinculados à UFCSPA para nortear o profissional diante de uma suspeita do caso, desde a identificação, passando pelas fases da assistência, registro da notificação e monitoramento do caso confirmado. O guia técnico traz a coletânea de informações disponíveis do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, SMS Porto Alegre e atualização de conteúdo internacional. O documento, lançado na terça-feira, 9, está disponível para dowlonad neste link. Nos primeiros dois dias, foi baixado por 121 profissionais.

A premiação Menção Honrosa Dra. Alacoque Lorenzinni Erdmann foi concedida na quinta-feira, 11. O trabalho da profissional da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS e de uma equipe de profissionais e acadêmicos vinculados à UFCSPA foi avaliado com outras quatro experiências. Entre elas, a do enfermeiro e coordenador da Unidade de Queimados do Hospital de Pronto Socorro, Tiago Fontana. O trabalho dele abordou o uso do Método Adapte para desenvolvimento de um guia de prática clínica de cuidados de enfermagem ao paciente queimado.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes