Profissionais são capacitados no atendimento a pessoas com doença falciforme

17/05/2022 12:55
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontros começaram na manhã desta terça

Profissionais que atendem na rede de atenção à saúde da Capital participam de capacitação e aperfeiçoamento no atendimento e assistência a pessoas com doença falciforme. Os encontros começaram na manhã desta terça-feira, 17, na Escola de Enfermagem da Ufrgs, na rua São Manoel, 963, bairro Rio Branco. 

A programação inclui temas como aspectos conceituais e epidemiológicos da doença, política de saúde da população negra e linhas de cuidado, confirmação do diagnóstico e acesso a tratamento pela Assistência Farmacêutica. Também serão abordados conteúdos de saúde bucal, ferimentos e importância da imunização.

Outros dois encontros estão previstos para os dias 24 e 31 de maio, no mesmo local, com a participação de 50 profissionais. A iniciativa é organizada pela Área de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Genética e hereditária, a doença falciforme resulta de uma mutação genética que provoca alteração nas hemácias, que em condições normais se apresentam de forma arredondada e que, na doença falciforme, perdem a elasticidade, enrijecem e adquirem a forma que lembra uma foice. Isso dificulta a circulação e a chegada do oxigênio nos tecidos, desencadeando uma série de sinais e sintomas como dor crônica, infecções e icterícia, por exemplo.

Conforme o Ministério da Saúde, o primeiro passo do conjunto de cuidados é o diagnóstico precoce, feito na triagem neonatal (Teste do Pezinho). No caso das pessoas que não foram diagnosticadas com o Teste do Pezinho, o diagnóstico poderá ser feito a partir do quarto mês de vida, por meio do exame de eletroforese de hemoglobina que está inserido na rotina do pré-natal e é garantido a gestantes e parceiros no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Programação:

Terça-feira, 17, 9h às 12h 
Aspectos conceituais e epidemiológicos da doença falciforme

Terça-feira, 24, 9h às 12h e 13h30 às 17h
Confirmação diagnóstica/serviços de referência
Assistência farmacêutica/serviços de referência 
Política de saúde da população negra e linhas de cuidado

Terça-feira, 31, 9h às 12h e 13h30 às 17h
Saúde bucal
Feridas e osteonecrose para Atenção Primária à Saúde
Crises álgicas
Apresentação de vídeo sobre imunizações

Local: Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (rua São Manoel, 963, bairro Rio Branco)

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes